É um escritório de arquitetura que ultrapassa os limites da criação guiados pela tecnologia e criatividade. 

A história começou em 1983 com o primeiro escritório localizado em Curitiba. Essa experiência o levou à abertura de uma filial em São Paulo em 2010, e em 2023 expandiu para Balneário Camboriú – SC.

De residências modernas a espaços comerciais de ponta, Jayme Bernardo se dedica a criar ambientes únicos e inovadores. No recém-lançado selo Dieedro, uma das melhores novidades do mercado, exercita sua verve na escala do desenho autoral, de grandes móveis a pequenos acessórios, sempre com um acento mais lúdico e moderno.

INTERVIEW JAYME BERNARDO

• Você é um arquiteto e designer estimado com uma vasta gama de projetos notáveis em seu registro.  Qual considera ser o momento em que a sua paixão pela arquitetura e pelo design começou a crescer?

Minha paixão pela arquitetura nasceu na minha infância, desde cedo desenhava muito e na maioria das vezes já eram edifícios e detalhes arquitetônicos, sempre amei as cidades e o movimento delas, tudo me encantava.

O desenho então me conduziu para a formação em Arquitetura, depois de ter cursado 4 anos de Engenharia, e minha carreira foi-se constituindo no exercício da profissão, no enfrentamento diário de desafios propostos pelos projetos e também pelos clientes. Como é na vida de quase todos nós, quando trabalhamos com o que de fato mais gostamos.

Um braço mais recente de minha carreira apontou para a direção do design, foi uma construção a partir do exercício da arquitetura e das demandas que foram surgindo de clientes e projetos nossos. Com o tempo tínhamos tantas peças criadas que já podíamos ter uma linha de produtos, então porque não organizar este acervo e colocar em prática o mobiliário autoral? Foi este o trampolim para o nascimento da marca DIEEDRO, hoje com um extenso portfólio de peças de traçado contemporâneo facilmente reconhecidas.
Para o futuro não arrisco previsões, mas o trabalho não para, ainda temos muito o que criar.

• O discurso sobre sustentabilidade entrou no domínio público em todos os aspectos.  A sustentabilidade vai desempenhar um papel importante no futuro do design?

Acredito que não teremos outra opção a não ser pensar em sustentabilidade em todos os aspectos da nossa vida, inclusive na arquitetura e no design.

• Que conselho um arquiteto e designer do seu calibre daria aos jovens profissionais que estão entrando na área?

Sejam curiosos e se desafiem o tempo todo. Busquem referencias e estejam atentos à qualquer experiência que estejam vivendo, assistindo a um filme, num show, num desfile de moda, em suas viagens, num restaurante, em todos os lugares. Prestem atenção aos detalhes, tudo nos serve de inspiração para um projeto.  

JAYME BERNARDO ASSINA PROJETO EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

O Cape Town teve a honra de contar com Jayme Bernardo, um talento extraordinário, para projetar sua fachada, a primeira do arquiteto em Balneário Camboriú. Uma obra de arte repleta de sensibilidade e olhar contemporâneo sobre a cultura africana. Jayme Bernardo também é responsável pelo design de todos os ambientes internos.

“Tenho um carinho especial por projetos com um forte conceito.
Não basta tirar do papel, assim, como algo espontâneo. Buscamos diferenciar e foi exatamente este o propósito da construtora R21, diferenciar!
Na fachada sob nossa consultoria, aplicamos no embasamento – aqueles primeiros andares de garagem – um material fragmentado e colorido, especificado na diagonal com objetivo de reforçar o dinamismo, o movimento, uma flecha, um sentido! Outro elemento que gostamos muito de trazer é a biofilia, muito bem vinda para cidades mais quentes e que possibilitam implantação de muros verdes e floreiras, trazendo conforto visual.” nos explica, Jayme Bernardo

Cape Town traz o espÍrito e a beleza natural africana, proporcionando uma experiência única de conforto e sofisticação.

Próximo à Praia Central e das melhores lojas, restaurantes, academias e bulevares da cidade. Acesso fácil às principais saídas e entradas de Balneário Camboriú.

Ricardo Espindola, Empreendedor e  CEO da R21 Empreendimentos, conceitua a empresa que criou. Liderança, qualidade e dedicação em todas as etapas desta obra. Reforçando o sucesso do seu empreendimento com a colaboração de JAYME BERNARDO ARQUITETOS

@jaymebernardoarquitetos
@jaymebernardo
@dieedro_
@r21_empreendimentos
@capetownbc
@ricardinho.21
@andreafunaro